terça-feira, 10 de maio de 2011

Para os que predendem vir e para os que acabaram de chegar!


Eita como faz tempo que eu não volto por aqui, minha gente!

Muita coisa a fazer (NOT), pouca inspiração para escrever (acho que essa se encaixa melhor)

Faz um certo tempo que estou aqui em La Rioja e venho notado que a realidade local vem mudando de maneira brusca, principalmente a vida universitaria, da qual eu faço parte, inteiramente!

A principal mudança que observo é em relação ao NUMERO DE BRASILEIROS que tem chegado na cidade nos ultimos 2 anos. Da epoca que eu cheguei ate o dia de hoje, acredito que o numero de estudantes brazucas tenha sido multiplicado por 10, sem exageros. E isso tras algumas consequencias.

A primeira delas é que não se pode mais falar portugues em qualquer lugar sem que um estranho (que você pensa que é argento) entenda ABSOLUTAMENTE tudo o que você está falando! E isso tirou uma parte da graça de morar em outro país #desabafo

Outra consequencia, que acredito ser a mais seria, é a fato de ter uma ruma* de patriotas vivendo em outro país, todos com a mesma faixa etaria (18 - 23 anos), com dinheiro e vivendo sem os pais por perto. Imaginou o que dá? Pois eu SEI o que dá: putaria generalizada. E essa é a lógica da coisa, não tem para onde escapar, minha gente!

Os primeiros meses é o de adaptação (idioma - clima - cultura - morar só), significando que você não entende nada do que está acontecendo e aproveita para se juntar com seus novos amigos brasileiros para beber e festejar qualquer coisa, em qualquer lugar, de segunda a domingo! E vem aquele pensamento "Eu to noutro país, ninguem me conhece, eu vou é zoar" \o/

Quanto engano...

Como eu disse no inicio, esse tipo de atitude tras diversas consequencias, e geraklmente não muito boas, principalmente no que diz respeito a FOFOCA! La Rioja é uma cidade MUITO pequena, onde todo mundo se conhece. É um saco, valendo ressaltar! Todos mundo aqui sabe da vida de todo mundo, principalmente quando existe brasileiro no meio! E olha só, nós somos uma "raça" conhecida internacionalmente como FESTEIRA. E não existe exageros na afirmação! Mas aqui a galera se passa.

Como resultado, os argentinos nos rotulam como:
- loucos (e qual é o problema nisso?)
- festeiros (living la vida loca)
- Bebados baderneiros (mas, e se eu não bebo?)
- Putas (eita, olha as coisas piorando)
- Fofoqueiros (e quem não é?)
- Baderneiros
- Pouco confiáveis
- Drogados
e por ai vai....

E eu ou voce, ou até mesmo um amigo seu, que não tem NADA a ver com toda essa bagaceira, recebe o mesmo rótulo, infelizmente, poruqe existe um grupo de compatriotas seus que esqueceram o que diabos vieram fazer por aqui. E eu não to aqui para criticar atitude de fulano ou sicrano, e dizer que tem q estudar ate morrer, parar com essa de beber, levar a vida mais a sério etc etc etc.... NUNCA direi isso porque essa não é minha natiureza. Eu ADORO sair, beber, frescar, fazer baderna, mas com moderação, obvio! Pra tudo nessa vida existe um certo equilibrio. E eu procuro o meu, todo santo dia. A tentação é grande, diga-se de passagem.

E para que voce que já esta em La Rioja, ou que pretende vir morar aqui, eu vou lembrando:

- Você poderia estar no Brasil
- Você deixou muito coisa para tras em busca de um sonho. Abriu mão de familia, amigos e da vida confortavel que tinha antes
- Tem MUITA gente que adoraria estar no seu lugar
e o mais importante:
- Seus pais tão ralando lá no Brasil para te manter aqui. Põe a mão na cabeça antes de fazer qualquer coisa.

Lembre-se que somos responsaveis por nossos atos aqui, nao existe ninguem por nós. Pense bem antes de mandar uma cagada.
Quer sair, saia. quer beber, beba (e me convide). Mas tem q estudar e tirar boa nota, se possivel.
Mentira tem perna curta! Não se engana pai e mãe! Eles sabem de tudo! São a CIA e o FBI juntos! Não os decepcione!

Agora, se tu consegue baldiar** a semana inteira, ir pra aula, estudar e tirar boa nota, me diz qual é o segredo! Porque ai eu vou no Raul Gil e tiro o chapeu pra ti!

E esse é seu correspondente Cearense, puxando suas orelhas, direto de la Rioja, Consulado Brasileiro no Deserto

*ruma = monte, muito/a
**baldiar = fuleirar, frescar, viver de festa

Um comentário:

Unknown disse...

Assunto bem interessante...