quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vamos falar de Assessoria Universitaria


Faz um tempo que venho ensaiando esse texto. Me senti na obrigação MORAL de opinar.

Assessoria Universitaria Internacional (leia-se Trazer Estudantes Brasileiros para fazer Medicina em La Rioja) é um tema polêmico para nós brasileiros que moramos aqui em La Rioja City. Já houve brigas de diversas maneiras, separações, choro, ameaça de morte, policia local e federal, acusação de estupro, familias desfeitas e etc...

Pessoalmente, envolve afetos e desafetos. De forma direta ou indireta. E tentarei ser verdadeiro e imparcial.

Minha opinião é: não sou a favor, mas também não sou contra. Tipo, eu vim atraves de um Assessor. Foi cômodo. Eu paguei, mandei o que ele me pediu e pronto! Ele tirou algumas duvidas, me deixou com outras tantas, me deu noites sem sono, raiva, insegurança, mas no final deu tudo certo! Me arrependo somente de não ter procurado por outros! Mas o resultado foi o esperado, afinal estou aqui faz quase 3 anos.

Fazer assessoria, pelo que eu saiba, não é ilegal. E você paga se quiser. Até existem pessoas que ajudam a diminuir bastante os custos das legalizações de documentos clique aqui, mas você terá bem mais trabalho e dores de cabeça, principalmente se não tens ideia do idioma!

Assessoria Universitaria Internacionaldinheiro, isso é fato comprovado! Conheço gente que sustenta mãe, esposa, ex-esposa, amante, filhos, cachorro, papagaio somente com esse tipo de "trabalho". E só existem três épocas do ano onde é viável vir estudar aqui. Para que tenham uma noção se eu assessoro 5 pessoas, cobrando Mil reais, eu posso viver tranquilo aqui por 7 meses, sem passar a menor necessidade.

Vivendo em la Rioja conheço, pelo menos, 5 pessoas que fazem esse tipo de trabalho. Com alguns tenho relação de amizade e são otimos amigos. Com outros tenho apenas contato restrito. Mas NUNCA escutei ninguém falar mal do serviço prestado de nenhum. Isso é fato.

Polemicas a parte, venho atraves dessa postagem dar algumas dicas quando estiver buscando Assessoria:

- Procure por, pelo menos, 3 pessoas que façam o serviço;

- Pesquise BEM os preços e os serviços incluidos. Existem uns que fazem apenas as traduções, outros q fazem as traduções e a matricula, outros q fazem os dois anteriores mais a legalização junto à Migrações. A escolha é sua, pesquise;

- Busque outros assessorados, pelo menos uns 5, sem exagero! Existem pessoas de má fé que te passam contatos ficticios, de gente que nunca esteve aqui, só para te enganar. Existem outras que te passam contato de uma ou duas pessoas que são pagas para falar bem do serviço. Abra bem o olho;

- Duvide SEMPRE, afinal o dinheiro é seu e o serviço é caro! Lance mão de todas a formas para estar seguro da idoneidade do serviço. Peça nome completo, referencias pessoais, foto, webcam, video chamada, numero de CNPJ (se for empresa), Perfil no Orkut e Facebook etc.

- Peça informações dos possiveis assessores junto ao Consulado. Verifique se a pessoa em questão já possui algum tipo de antecedente.

E pronto. No momento é o que eu posso dizer a respeito do assunto.

A escolha é sua. Boa Sorte!

E esse foi mais um serviço de utilidade publica contra charlatães!

2 comentários:

Rodrigo Brizola disse...

ta legal seu post, simples e direto... e ao meu ver foi bem imparcial. cabe a cada um decidir se contrata ou não esse serviço!

Marcello Grassi disse...

Sempre imparcial nosso amigo Tiago.
Eu penso que mais que ser justo ou nao (afinal, 3 mil reais por algo que custa 100 reais..) os assessores deviam fazer a documentaçao completa, incluindo a convalidaçao do historico de 2o grau que so se faz em Buenos Aires, e sem ele nao te entregam o titulo aqui..Mas com 3 mil reais, vc vai a BA, vem a La Rioja, faz todos tramites, um lindo passeio e ainda sobra um trocadinho...