segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Entendendo os Porquês de tudo isso!


Hoje, este correspondente que vos escreve ira realizar algo único e (acredito eu) inédito na historia da “blogologia” nacional: uma auto-entrevista, Isso mesmo, caro leitor, uma auto entrevista! Para ser mais claro, irei realizar uma entrevista de mim pra mim mesmo!! E este não é um exercício de auto-conhecimento nem de análise! Decidi fazer isso para poupar as pessoas que se comunicam comigo de fazer sempre as mesmas perguntas! Não que isso me incomode, mas as vezes tenho uma preguiça tão grande de digitar tudo de novo ( epa! Se dá preguiça, incomoda!! Entao incomoda sim, mas não muito)

Então, resolvi reunir as principais perguntas feitas pelos meus queridos amigos, familiares e companheiros de aventura, e posta-las aqui, para deleite e curiosidade de você, caro leitor!

Entrevista realizada na madrugada do dia 16 de setembro, as 3:17 da madrugada, na residênciado próprio entrevistado. Como provas de tudo aquilo que está escrito neste texto, temos a memória e a loucura deste entrevistador que vos dirige.

Tiago Passos é um jovem (claro) muito alegre e simpatico. Nos encontramos com ele em sua residencia universitario (lê-se REPUBLICA), em uma das dezenas de noites de insonia deste. Trajava uma camiseta preta da hering, modelo básico, bem surrado, mas visivelmente confortável, e uma calça xadrez muito chic, que ele nos disse depois que está usando para dormir, por ser mais confortável que um jeans! Aparentemente , este Cearense de belos cabelos grisalhos e um rosto notadamente jovem, esta bem disposto e se mostrou muito agradável durante toda a entrevista! Vale dizer que ele deixou em sua cidade natal, Fortaleza, amigos e familia, e veio para La Rioja, Argentina, realizar o sonho de ser médico.


Por que essa mudança repentina?

Na verdade não foi uma mudança repentina. Eu venho trabalhando esta idéia na minha cabeça desde abril deste ano. Tudo foi um processo que desencadeou nesta decisão, sabe?! Eu estava bem insatisfeito com minha atual carreira de Médico Veterinário e pude conversar com meus pais a respeito disso, em um dia qualquer. Em um dia qualquer destes ai,( já que não vou me lembrar direito qual foi, neh?!) minha mãe me propos, meio timidamente, em estudar medicina na Bolivia. Eu não entendi direito tudo aquilo, e minha irmã, que estva presente naquele momento, me encorajou e explicou tudo! Eu pensei (vou confessar que não muito) e decidi arriscar! Logo meus pais se empolgaram com tudo aquilo e começamos o processo de busca da melhor escola!

Voce desistiu da Veterinária?


Em tese, sim! Mas não da Medicina Veterinária, que é uma ciencia linda e apaixonante, mas da profissão de Médico Veterinário!

É tão ruim assim?

Olha, existe uma musica que diz assim: “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”. Só quem é Veterinário sabe realmente o que é ser Veterinário. Principalmente no Brasil. E eu trabalhava numa área bem... desculpe a palavra, escrota! No caso é a Clinica de Pequenos Animais. A gente tem que agradar a grecos e troianos, todo o tempo: é cliente enchendo o saco, sendo inconveniente, mal educado; é chefe cobrando horário, responsabilidades que não são suas; é o Conselho cobrando pagamento de anuidade, sem fazer nada por nós. Isso tudo aliado a uma baixa remuneração e a total falta de direitos trabalhistas. Nós não temos direito a nada! Não existe 13 salário, férias, INSS, ISS... nada!! E aqueles que brigam por isso são postos na “geladeira” do mercado de trabalhos e só lhes sobram empreguinhos! È, companheiro, faça mesmo essa cara que a situação é precária, viu!?

E como voce aguentou tanto tempo? Foram 4 anos atuando na área, né?

Foi por paixão mesmo!! Eu amo a Medicina Veterinaria! Acho que aguentei isso por paixão! Sem falar que eu tive a “sorte de ter bons empregos, de trabalhar em estabelecimentos que tinham reconhecimento da sociedade fortalezense. Agora, imagina ai... se eu trabalhei em lugares bons e passei por tudo isso que te descrevi, imagina quem trabalham em um mau lugar?

É verdade!!

E olha que não são poucos!! E sem falar que os veterinário ( não são todos) são pouco corporativos! Eles querem te ver pelas costas! È triste não poder contar com o apoio de um colega! É cobra engolindo cobra...mas enfim, não quero detonar uma carreitra que me sustentou por 4 anos, né!? Cuspir no prato que me alimentou soa até feio! Mas eu não podia deixar de contar a verdade!

Ok, Ok!! Você esta certo! Mas conte nos, como foi a reação de seus parentes e amigos?

Tu acredita que ninguem foi contra? Todo mundo que ia sabendo me dava muito apoio! Principalmente meus colegas de profissão! Eles foram os que mais me apoiaram!! Acho que por saber que eu estava no caminho certo, né!? Os amigos mais proximos, como a Lid e a Susana, também me apoiram bastante! Meus parentes então, nem precisa comentar!! Eles demonstraram muito entusiasmo com tudo isso!!

Quais seriam os principais pontos que te levariam a desistir deste objetivo?

Olha, sendo bem sincero, nenhum!! Não consigo vislumbrar nada que me impeça de estar aqui! Só a saudade que machuca um pouco! Mas acho que muita gente me mataria se eu desistisse...

Você levou em consideração que estará formado com quase 40 anos?

Quase 40 não: com 35 anos, se tudo correr bem! E sim, eu levei em consideração! Mas olha, pensa comigo: É melhor eu ser um médico recem-formado, com 35 anos, tendo a possibilidade de ganhar 9 mil reais, com prestigio e respeito; ou ser um Veterinário com 35 anos aguentando tudo aquilo que eu te descrevi antes? Acho que não precisa nem pensar, né? E outra, independente da idade, quando o profissional é bom, ele se destaca...

E por que La Rioja?

Descobrimos La Rioja por acaso! Minha mãe conhece uma senhora, lá em Vilosa, que mandou um filho e duas sobrinhas para cá. Daí tudo foi bem mais fácil! Entramos em contato com o pessoal que já estava aqui. Outro fator que nos encorajou a vir pra cá foi a estrutura da cidade e da própria faculdade! Além de ser mais barato que a Bolivia ou Buenos Aires (já que a facú daqui é uma fundação), a cidade proporciona um excelente ambiente universitário, sem muita balada e farras!! Se eu quisesse continuar farriando, teria ficado em Fortaleza, né não?!?

E já sabe que área da Medicina pretende seguir?

Não, nem penso nisso agora!! Tá muito cedo!! Deixa o tempo correr, as coisas se consolidando! Quero ver tudo, aprender tudo! Depois eu penso direitinho nisso!!

Está gostando da nova experiencia!?

Adorando!! Nunca tive tanta certeza que estava seguindo no caminho certo!! Tudo está otimo!! Só melhoraria se fosse no Brasil!! Pode ter certeza disso!

E da Faculdade? Dos colegas? Conte-nos suas primeiras impressões.

Ah!! Tudo esta sendo otimo!! A faculdade é muito linda!! È só de saúde!! Mas o carro chefe é a Medicina!! Os professores são meio estranhos e alguns alunos também!! Deixa eu conhecer a galera, me acostumar com tudo! Acho que será uma experiencia única na minha vida! Só tenho a gradecer pela oportunidade que meus pais estão me dando, sabe?!?! Acho que sem eles, nada disso seria realizável! Amo eles demais!


E este foi o seu reporter-entrevistador, Tiago Passos, direto do quarto do entrevistado, no bairro de Santa Justina, La Rioja, Argentina, esclarecendo muitas informações

8 comentários:

Unknown disse...

Vc esqueceu de dizer que se não fosse "filhinho de papai", não estaria fazendo o que fez...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Além disso, teu caminho foi de um sentido só... agora só volta com o canudo na mão!!!

Brincadeira, manitcho....

Mas, falando sério, quem, em primeiríssima mão, deu a idéia da Bolívia, foi a super tia Bernê, os louros são dela, if you can not remember...

Beijocas, love ia soooooo much

Eduardo Veras disse...

vivi a mesma situação a psicologia versus a medicina

entendo bem como vc se sente

abração, migo

Vitor N12 disse...

E ai hermano rapadura! ops! tapioca...
hahah
Um nome melhor pra esse blog voce não encontraria.
Lerei sempre.
Boa sorte!
E nao se mistura muito com os argentinos... Dizem por ai que nao é uma raça muito confiavel. rss
Abraçao

Unknown disse...

meu filho, peroamordes, tu não existe não. Autoreportagem é o que há!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Veax.

Camila disse...

Eu so podia esperar isso de ti mesmo! Autoreportagem foi ótimooo...Kkkkkkkkk... Mas foi uma boa porque eu tambem num aguento ficar respondendo as mesmas perguntas pros outros, agora já tenho pra onde mandar. Quanto a situação da veterinaria, principalmente de pequenos é FROID mesmo. Estou sentindo na pele a expressão "cobra comendo cobra". E isso vem de quem vc menos espera, o que te machuca muito! Mas eu ainda acredito, qualquer coisa eu me mando pra La Rioja!

Anônimo disse...

hauihauihauihauihauha
primoo tu é óótimo!
adorei tua autoreportagem!!
ahuiahauiauiha
boa sorte demais aí viu!! quero muito q dê tudo certo pra você!!
Beijossssss eterno padrinhoooo!

Kel pinheiro =**

Zeh Lima Filho disse...

Genial!
Saudades

Alessandra Marques disse...

meu filho, deu saudade e vim ler esse blog. minha gente, entrevistar a si mesmo é sensacional. beijo querido. boa sorte em tudo. Aos 35, você será, além médico, louco e muito mais feliz.