quarta-feira, 10 de setembro de 2008

La Adaptación


Faz quase duas semanas que estou por aqui!! Como já disse anterior mente, a cidade é otima de se viver (pelo menos durante o frio) e a Faculdade é excelente! Mas exixte uma coisa que eu não havia comentado: a adaptação

Mas a que? A que? A TUDO! A começar por este clima, que por enquanto é frio e seco!! Tem horas que o frio enche o saco!! No inicio eu até que tava gostando, afinal, por que sai da panela de pressão que é Fortaleza durante o dia, quente e úmida! Mas depois foi me dando uma impaciência... até que eu descobri que dá pra dormir com duas calças, tres pares de meias, um par de luvas, uma camiseta e doids casacos, confortavelmente! :D E as vezes ainda uso a touca de lã, só pra tirar onda!

E o ar seco!??! Meu povo, vocês não tem a menos idéia do que é isso! Primeiro que a sede não pára! Toam agua, e toam água, e não pára!! Nem ressaca é assim! Depois por que não dá pra respirar direito nos primeiros dias, pois o ar entra rasgando tudo, indiferente de você respirar pela boca ou pelo naris!! Suas secreções não exitem mais! E por último porque a pele da gente fica uma merda!! Olha, sendo muito sincero, eu nunca tive muito cuidado com a pele, até mesmo quando vou a praia! Mas por aqui tem que ter, passar hidratante todo dia, no corpo e no rosto, não tomar banho muito quente e usar um sabonete menos agressivo! Meu povo, minha cara tá desfigurada!! A pele da cara solta toda!! Sem contar com a sensação constante que você é uma cobra trocando de couro! O clima eh tão seco que, ao sair do banho, ainda com os pés umidos, posso verificar que os mesmo (os pés, no caso) estão secos quando chego no quarto!! A não-umidade relativa do ar suga tudo!! Parece mentira!!

E a água de tomar banho?!?! Ou melhor, a água que sai das torneiras!? Olha, sem exageros, mas a agua daqui não presta!! Logo que terminamos de tomar banho, fica um pó branco meio fino no chão!! Se dizer que esta mesma agua deixa precipitados nos canos, principalmente os que passam pelo aquecedor de água! Dizem que a água tem arsenico, cloro, ido, fósforo! Medo! Só sei que eu saio todo me coçando do banho! mE não é desculpa para não tomar banho!?? JURO!

Quanto a alimentação, eu não sinto muita dificuldade, já que algumas coisas que eu gostava de comer no Brasil tem por aqui! A carne é excelente e os laticinios são melhores que os do Brasil, SEM A MENOR SOMBRA DE DÚVIDAS! Frutas e verduras são bons, mas o macarrão e o arroz são bem diferentes e muito ruins!! Mas o preço compensa!

A única coisa que eu ainda não consegui me adaptar foi com a saudade constatnte que sinto do meu povo! È do povo, da minha família e dos meus amigos e amigas!! Esse sim é o maior obstáculo que tenho pela frente! Clima seco, frio, calor, comida estranha, agua toxica: tudo isso eu tiro de letra!! Mas a distância é foda! È muito NÃO que eu tenho: é não ver minha sobrinha crescer; é não ter meus pais ligando, reclamando que eu não dou noticias; é não ter a Leticia me chamando preu aparecer por lá; é não ligar interurbano pro meu irmão escondido, da Univet; é não ver a Lid todo dia; é não ter a Susana me ligando toda hora; é não ir na Univet todo dia (ver meus amigos, claro); é não ter a Camila me ligando pra tirar dúvidas e me contar a noticia mais nova; é não ter o Daniel me chamando pra almoçar; é não ter programação do fim de semana (que começava na sexta); é não ter dia de preguiça conjunta no domingo, é não ter carangueijo na quinta... enfim, é MUITO NÃO!!

Toda noite eu sonho que estou em Fortaleza e sempre acordo frustrado, na minha cama gelada de La Rioja! Mas enfim, minha felicidade merece alguns sacrificios! E as presenças de TODOS que amo e sinto saudades estão proximas, dentro de meu coração, assim como os bons momentos, guardados em minha memoria ( e nas fotos que trouxe).

O negócio agora é estudar bastante, preu não ficar de recuperação (sim aqui tem recuperação) e poder ir a Fortaleza, se Deus quiser!

E este é Tiago Passos, seu informante adaptativo e saudoso, direto de La Rioja, um deserto no Noroeste da Argentina

5 comentários:

Monica Saraiva disse...

Amore...
Eu imagno as saudades, as faltas. Mas fixe-se no objetivo,no futuro, nos ganhos, nas experiências, na volta e tudo parecerá mais leve...

Menino, usa sabonete Dove! Originalíssimo, pq Dove é argentino! rsrsrs
A água é ruim? Porque não tomou um banho naquele dique???rsrsrs

E assim, mesmo. Nos primeiros momentos a mudança brusca de clima vai maltratar a pele, mas já já, volta a ser aquele pessegow!

Só não tem jeito pro tempo...rsrsr...Esse aí, Dove não conserta e Renew só mascara...Mas a gente te ama do mesmo jeito, viu?

Beijim...cheirim de pitanga pra ti!

MILA disse...

E aí!!!! Acho que sou a única que sabe um pouquinho do que vc está passando hehehehe. Quando cheguei aqui no sul não tinha cobertor que adiantasse e me sentia um réptil: minha pele tinha escamas KKKKKK!! O leite e etc daqui tb são bons viu, não exclui todo o Brasil: sinto diferença mesmo do Nordeste nestes derivados. Mas o resto de lá compensa tudooooo!! Ó, quando quiser e quando pirar pode dar uma corrida p cá! Vou até pesquisar ônibus e preços! Bjão e te cuida!!

Unknown disse...

TIAGO, MENINO LINDO, ESPERO QUE COM O PASSAR DOS DIAS VOCE SE CONSIGA SE ADAPTAR E SOFRER MENOS COM O CLIMA. ESTAMOS TORCENDO PARA QUE TUDO DE CERTO PARA VOCE. BEIJOS
MARGARIDA

Unknown disse...

Vc fala isso, mas não deixo tb de estar em período de adaptação tb... quando penso que por um longo tempo éramos só nós dois por aqui... é foda pq o tempo passa e a gente se toca que tinha um ao outro dps q passamos a não ter mais... acontecem as coisas e não posso mais ligar pra vc qdo quero e dizer algumas besteiras... te esculhambar tb, eu adoro te esculhambar!!!
Vc escreve essas coisas e minha garganta fica meio travada e meus olhos marejados...
bjo. Love ia

Camila disse...

E como ce faz falta... Pra tirar minha duvidas tambem, mas antes eu tinha certeza que ao estender a mão encontraria você, independente de hora, do que vc estivesse fazendo. Mas você tem um sonho e pra conquista-lo precisa abrir mão de muitas coisas. Tenho certeza que no final tudo valera a pena! E nós estaremos sempre AQUI torcendo e sonhando com você. E o que é a distância quando comparada ao amor? Não te esquecemos um minuto. Vc sempre será meu orientador(profissional e pessoal), meu amor platonico, meu exemplo de homem e de amigo. Vou ser igual a tu quando crescer!Loviu meu Pi(rocudo)