quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Pelas ruas de La Rioja


Resolvemos, eu, Pedro e Dienny, meus colegas brasileiros e companheiros de jornada, caminhar um pouco pela cidade, para que podessemos nos familiarizar e conhecer nosso novo lar argentino pelos proximos 6 anos!

Decidimos ir ao centro da cidade. Afinal, é perto de nossa casa e é o único liugar que saberiamos perguntar: Permiso, el Centro és cerca? :-D

Vagamos por algumas ruas riojanas em busca de algo interessante para conhecer, com coisas para comprar e situações a viver!! Ao chegar ao Centro Comercial, pasmem:TUDO FECHADO! Aqui eles tem a siesta, um horario depois do almoço, entre 14 e 18 h, sagrado para os espanhpois e tambem nossos hermanos acá! Ficamos putos da vida, mas decidimos continuar o passeio e vagar pelas ruas, reparando em tudo e todos!

A impressão que tive da cidade foi de uma cidadezinha européia, do interior da espanhal, com um QUE de terceiro mundo: ruas sujas, trânsito desorganizado, carros velhos e mal cuidados transitando e alguns lugares parecidos com favelas ou cortiços, mas bem discretos! La Rioja pareceu-me uma cidade pacata, com garnde parte de suas ruas estreitas e movimentadas. Ela é colorida por arvores sem folhas mas com dezenas de flores em tons de rosa, por todas as ruas. Há também dezenas de amoreiras carregadas por todos os lugares, deixando um colorido p[urpura pelo chão e pelas roupas dos desavisados! E as amoras são deliciosas, bem doces! Eu provei! As pessoas acá não usam capacete nem cinto de segurança no transito! È comum encontrar trafegando pelas ruas riojanas motos com 3, 4 e até 5 passageiros, para terror dos mototaxistas alencarinos!

O cidadão riojano se mostra muto perceptivo com relação aos brasileiros. Sorriem e falam pausadamente para que a gente possa compreende-los. Em sua grande maioria, estes cidadão são bonitos. Arriscsaria a dizer até que são muito bonitos. Possuem traços espanhóis e italianos, com uma pitadinha de índio andino. Nesses sete dias que estou aki, ainda não vi um homem sequer com cabelos castanhos, em nenhuma tonalidade! Sempre muito pretos, dignos de uma tintura de Henna, ou então loiros de vários tons. Mas castanho nunca! O cidadão riojana, em sua maioria os jovens, possuem cortes e penteados saidos diretamente do seriado RDB! Um festival de cortes repicados, moicanos, franjas, cachos, despenteados, “mullets”. Minha prima Liege ia endoidar!
Outra coisa que reparei nos argentinos de acá: seu aspectos sujoe o mal cheiro! Dizem as más linguas brasileiras que estão por aqui que os argentinos mal tomam banho! E isso se refrete em sua aparencia: cabelos oleosos e uma cara de quem acabou de levantar e não lavou sequer o rosto! E a catinga?! Dios mio! Ainda bem que esta frio e o fedor não se propaga!

A cidade, nesta época do ano (quase início de primavera) possui um clima frio e agradável! Dá pra sair de casa só com calça jeans e agasalho leve! Mas o ar é seco e dificil de respirar, as vezes! As vezes presencio uma tempestadezinha de arei, de leve, que encobre a visão das montanhas e enche meu olhos de lágrimas e minha pele parece um tijolo! Mas de leve!

Dia 4 começam minhas aulas e eu eustou deveras ansioso para tal! A faculdade é linda, confortável e muito organizada! Espero que esta aventura toda me renda bons frutos no futuro! Estou trabalhando para tal!

E este sou eu, Tiago, seu correspondente turistico, direto de La Rioja, Argentina!

Hasta luego, amigos!

5 comentários:

Camila disse...

Aprende só as coisas boas viu?!Nada de ser poquim :) Amor é hoje o grande dia ne?Quer dizer eu acho...Eu e o tempo não nos encontramos muito...É hoje que começa a saga do Dr. Tiago Passos!Torcendo muito por ti!Sim, vê se decide ser cirugião plastico. Quero uma lipo e um nariz novo...De gratis viu!Loviuuuu e manda noticias!

André Rosa disse...

Maluko, que porra tu ta fazendo ai?!
huhuhahauheau
Tu eh corajoso mesmo!
Boa Sorte e mande notícias!
Grande Abraço!

Júnior Lins disse...

eii thiago..
me add no skype
estilo.greenish

Samya disse...

olá...achei seu blog, porque tava querendo saber informações da Faculdade de La Rioja na Argentina, e acabei encontrando seu blog, eu tenho um irmão que está querendo fazer medicina aí, nós somos do Maranhão, e gostaria muito que você nos ajudasse, li algumas coisas a seu respeito, se puder nos informar mais sobre como é a faculdade, como vc chegou aí, essas coisas ficarei muito grata!
meu email é: samyachris@hotmail.com
Agradeço desde já.

E fico feliz pela sua conquista!!!

Abraço!!!

Monaliza disse...

Oi meu amigo..estou fazendo algumas pesquisas sobre ir estudar na Argentina da mesma forma que vc, e encontrei teu blog. Se puder me add no seu msn para conversarmos eu agradeço muuuito..
monalizabrigido@hotmail.com, ou me manda o seu. Sou de Fortaleza, assim como vc, e gostaria muito que vc me ajudasse se possivel.
Aguardo noticias suas..
Um forte abraço!