quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Em tempos de aquecimento global!

Estamos nos derradeiros dias de novembro do ano de 2008! Junto com as férias que se aproximam e com a euforia e ansiedade que toma conta do meu juízo, vem também, nos desertos argentinos, uma linda surpresa: o verão... no deserto!

Com temperaturas variando entre 30 e 38 graus, durante qualquer hora do dia ou da noite (esse detalhe é importante) e a umidade relativa do ar na casa do 25%,. Os dias estão se tornando mais longos (o Sol nasce as 5:40 da manhã e se põe as 8:40 da noite). La Rioja tornou-se um lugar inóspito e inadequado para se pensar na pratica de qualquer coisa. Até raciocinar dá calor. E eu sinto que estou me transformando em carne de charque!

Imaginem vocês suar 24 horas por dia?! E junto disso existem dias (eu disse DIAS) que não existe água na torneira! Misture tudo e dá uma catinga só! Passei um perrengue no ultimo final de semana (justo no fim de semana) quando não havia mais água nas torneiras da casa e nem em nenhuma casa da cidade! Simplesmente acabou!! E o calor estava insuportável! Aqui existe uma taxa única de conta dse água, ou seja, haja desperdício! Acho que os argentinos vivem em outro planeta, só pode, porque eles gastam água demais!! Eles lavam até calçada, minha gente!! Me recordo do sentimento de revolta que tive ao ver uma senhora aguando as plantas! E eu tava imundo, preguento e xexelento... quase me fiz passar por uma pobre plantinha sedenta por água e me jogava naquele jardim! Santo desperdício!

Aliado a esse calor aparecem mosquitos enormes, loucos pelo meu sangue brasileiro! O detalhe é que só nos cômodos inferiores da casa é q eles aparecem, porque no andar de cima é tão mormacento que eles não se atrevem a subir! E eu durmo no andar de baixo! Ou melhor, tento, já que esses seres vampíricos passam a noite cantando no meu ouvido! Bbbbzzzzz...

Existe também uma sede aliada a tudo isso! Em cerca de 24 horas eu bebi 5 litros de água e não passou a sensação de secura na boca!

Quando a água resolveu aparecer no fim do segundo dia, apenas na torneira do quintal, não me fiz de rogado: vesti minha sunga, peguei meu sabonete e tomei banho ali mesmo, de balde e cuia, morto de feliz, relembrando minha infância em algum camping com minha família.

Após essa experiência fétida e grudenta, aprendi alguns truques para dliblar o desconforto do calor e da sujeira: coloco uma toalha úmida no freezer e meu lençol de dormir, ermeticamente condicionados em um saco plástico, dentro do freezer. Quando o calor está grande (quase todo tempo) eu me envolvo na toalha gelada e me alivio. E o lençol eu me cubro por alguns minutos antes de dormir. È ótimo. Comprei também uns lenços umedecidos, estes de bebê, para fazer a limpeza da pele e retirar a maior parte de sujeira e grude q eu puder! A lá França mesmo! Ajuda muito. Sento algum minutos na frente da geladeira, com a porta aberta e mantenho SEMPRE um bom estoque de água congelada dentro de uma garrafa para colocar no meu colo! Juro que alivia, mas não resolve!

Ventilador, nessas horas, não resolve, já que o vento que ele sopra é quente e só piora a situação. Só mesmo um ar condicionado, que eu não to podendo adquirir nesse exato momento! Só me restam as alternativas citadas acima.

Agora preciso me retirar, pois faltou água novamente e tenho que tomar meu banho francês! Ô re vuá,!

E este é Tiago, seu informante climático, direto do escaldante, seco, inóspito e desconfortavel deserto de La Rioja, Argentina

3 comentários:

Guilherme disse...

Eu teria desistido...

Julio Cesar disse...

Tiago eu não gosto de ti! n vou com a tua cara!

kkkkkkkkkkkk

Cara teu blog tá uma piada meuuu eu achava q tava passando perrengue aqui em Araraquara, mas agente vai levando né? rsrsrsr o dicionário da republica tá quase o dicionário do alojamento aqui a convivencia caaannnsa amigo, e olhe q os q eu convivo aqui já eram meus amigos rsrsr.

Abraço.

Julio.

Moni Saraiva disse...

Aqui não tá faltando água (graças a Deus), mas o calor não faz inveja. A manchete de um jornal hoje era que a sensação térmica de ontem ultrapassada os 40 graus. Tá insuportável!
Mas ficar sem água pra tomar banho, não tem preço... Nem o menos afeito aos prazeres de um bom banho podem suportar...
Chega logo! Vai continuar com calor, mas banho, ainda posso garantir, você vai tomar!

Beijos, grande polegar!!!
rsrsrsrs